Cantigas de Roda

Os alunos do 1º ano estão trabalhando a todo vapor!!!
Com o tema “Cantigas de Roda” a turminha pode resgatar algumas canções já conhecidas por eles e o mais importante, estimular a oralidade, introduzir o gosto pela leitura e estabelecer vínculos afetivos com a aquisição e desenvolvimento das linguagens. Além disso, cantando e brincando as crianças desenvolvem o raciocínio, memória e imaginação. O bom de trabalhar com as cantigas na alfabetização é que as canções são facilmente memorizáveis. Assim, a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente.O domínio da linguagem oral é essencial para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o individuo se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, compartilha ou constrói visão de mundo, produz conhecimento, enfim, estabelece um processo de comunicação. Tendo em vista que o homem é falante por natureza, e não escritor, necessita ser iniciado na cultura escrita, pois vivemos num mundo onde a escrita assume papel indispensável para a formação e sobrevivência do indivíduo. Temos como objetivo neste trabalho discutir e refletir sobre a importância da prática pedagógica, cantiga de roda, como contribuição para a aquisição da linguagem oral e do código escrito. Por ser uma atividade lúdica e que apresenta jogos ritmados, a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente. Ou seja, a partir de uma brincadeira, no qual o professor trabalha a oralidade, o aluno também é iniciado nas práticas sociais de escrita. Acreditamos que o aluno se apropria do sistema de escrita com base no uso efetivo da linguagem desde o início de sua escolarização. Nesse momento, compreende-se o importante papel do professor, não só como detentor de conceitos, mas como uma "ponte" que leva à criança a compreender que a escrita "representa a fala", porém mostra que ambas as linguagens têm características próprias. Confiram as fotos desse belo trabalho!

Clique na foto para acessar a galeria.

Comentários