Arte no Fundamental II

No PCN de Arte, o professor deve capacitar seus alunos para que possam dominar com mais propriedade as linguagens da Arte, bem como realizar trabalhos pessoais e/ou grupais com autonomia. Ao explicitarem argumentos e proposições pessoais, que estão relacionados aos conhecimentos prático e teórico já adquiridos e construídos, os alunos irão adquirir o saber artístico. Da mesma forma, eles reconhecerão, com mais clareza, que existe contextualização histórico-social e marca pessoal nos trabalhos artísticos. Aqui no IEST, é assim que os alunos passam a incluir esses componentes em seus próprios trabalhos escolares.

Confiram alguns trabalhos:

6º ano

Esculturas com Materiais Inusitados - alunos utilizam técnicas mistas na criação de obras inusitadas.

Na arte contemporânea, são utilizados diferentes tipos de materiais, caracterizando assim a técnica mista. Um desses artistas contemporâneos é Alex Flemming. Ele cria em suas obras seres que não existem na vida real a partir da mistura de elementos humanos, animais e até robóticos. 




7º ano

Maquetes Teatrais – alunos confeccionam maquetes em caixas de sapato

O Teatro Elizabetano
Até meados do século XVI, não havia um local específico para apresentações teatrais na Inglaterra. Os espetáculos eram exibidos nos salões dos palácios ou em praças e pátios.
O primeiro teatro inglês, The Theatre, foi construído em 1576 pelo ator James Burbage. Mas, em 1598, teve a licença cassada e foi demolido. Um ano depois, foi construído no mesmo local o Globe Theatre, do qual William Shakespeare era um dos sócios.
O Globe Theatre podia abrigar mais de 2 mil espectadores. O telhado era de palha e a parte central ficava aberta. Shakespeare já escrevia as peças pensando na localização de cada cena nesse espaço, pois toda a estrutura do teatro era utilizada para as encenações. O público mais rico ficava nos três andares das galerias. O resto da plateia ocupava, em pé, o centro do teatro. Esse tipo de espaço para encenação ficou conhecido como teatro elizabetano, em homenagem à rainha Elizabeth I, grande incentivadora dos espetáculos teatrais e patrocinadora da companhia de Shakespeare.Em 1646, o rei Carlos I perdeu o trono devido à Revolução Inglesa, e Oliver Cromwell fechou todos os teatros por considerá-los imorais.




8º ano

Commedia Dell'Arte - interpretando a música
Ao considerar-se o conceito de Commedia Dell'Arte, como comédia da habilidade; arte mimética segundo a inspiração do momento, improvisação ágil, rude e burlesca, o propósito da atividade foi trabalhar a desinibição e a autonomia na produção e organização de cenas improvisadas. Se no século XVI, quando esse estilo surgiu na Itália, as cenas retratavam situações constantes como adultério, ciúmes, velhice, amor, essa temática continua sendo abordada nas letras de música, de uma maneira mais criativa e inusitada.





9º ano

Coleção de Moda – alunos confeccionam modelos de roupas e organizam exposição
Desenvolver uma coleção de moda é um processo que envolve várias etapas. Inicia-se pela pesquisa das tendências do momento e abrange, entre outros aspectos, a seleção dos tipos de materiais que serão utilizados e o público-alvo. As tendências da moda são referências que servem de inspiração para os estilistas, como a padronagem das roupas, as cores, os estilos, os detalhes e os acessórios que acompanharão os modelos da coleção.

Comentários