Educação financeira na escola

“O dinheiro faz parte da nossa vida e desenvolver a inteligência financeira das pessoas, desde a infância, permite que usufruam do dia a dia, valorizem as coisas realmente importantes, superem desafios financeiros e aproveitem oportunidades com mais segurança e conforto ao longo da vida, possibilitando ainda independência financeira a partir de atitudes simples e conscientes.”

Embasados nesses conceitos, os alunos do 9º ano, iniciaram a Oficina de Finanças. Eles foram orientados pela professora de História que os reuniu em grupos promovendo várias discussões sobre: A importância do dinheiro em nossas vidas, Como ele surgiu? Quais foram as primeiras moedas a serem utilizadas? E por que é necessário estudar educação financeira em sala de aula. 

Os alunos aprenderam que o dinheiro (moedas, cédulas, etc.) surgiram devido a necessidade na melhoria das atividades comerciais. Antes, as pessoas realizavam essas atividades por meio da troca de produtos, conhecido como escambo, mas com o aumento das transações comerciais houve a necessidade de criar moedas a fim de facilitar seus negócios. 

Durante a oficina, os alunos simularam uma feira de trocas, eles trouxeram de casa alguns produtos, como: cartinhas, livros, gibis, bijuterias, guarda-chuva, calendário, relógios usados, dentre outros. Todos interagiram, escolhendo os produtos que queriam simular nas trocas. Ao final, eles informaram que a troca pode ser uma boa forma de economizar dinheiro e pode ser realizada como uma maneira de inclusão social. 

Clique na imagem para conferir a galeria

Comentários

  1. Parabéns a todos!!! O trabalho está maravilhoso!!! Vamos transformar o mundo!! Um grande abraço a todos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário