Educação Financeira: Desejos e Necessidades

Alunos do 9º ano realizam, nas aulas de Português, dinâmica com balões

A atividade foi desempenhada em sala de aula e o professor usou balões para representarem nosso reservatório de dinheiro, que sabemos, é limitado. A proposta era preencher esse reservatório com as necessidades de cada um, representadas por papéis dobrados, e desejos, representados pelo ar.

Quando os alunos tentaram usar o reservatório para cobrir primeiro as necessidades (colocando os papéis primeiro) e depois os desejos (soprando no balão), tudo funcionou perfeitamente. Porém, quando foi solicitado que eles fizessem a ordem inversa, privilegiando os desejos e enchendo o balão primeiro... não sobrou espaço para as necessidades!

Por meio da atividade, bastante divertida, os alunos puderam chegar à conclusão de que para gastar bem nosso dinheiro e conseguir, ainda, poupá-lo, é fundamental priorizarmos primeiro nossas necessidades, e que quem se deixa levar pelo impulso do desejo certamente terá problemas depois!

Clique na imagem para ampliar





Comentários