Indicação de Livros

Professora de história do ensino fundamental II recomenda livros para os pais acompanharem os estudos dos filhos 



6º anoAo longo do ano estudaremos as antigas civilizações, suas organizações social e política, cultura e legado.

Sugestão de leitura: 

Impérios Antigos - Da Mesopotâmia à Origem do Islã
, de Eric Cline e Mark Graham, traz uma síntese relativamente breve e, ainda assim, bastante completa do antigo Oriente Próximo, Mediterrâneo e Europa, incluindo o mundo greco-romano, a Antiguidade Tardia e os primórdios do período muçulmano.


7º anoEstudaremos História do Brasil e História Geral, sempre trabalhadas de maneira a contextualizar e demonstrar a conexão dos fatos históricos entre si no período estudado, e as influências desses acontecimentos ao nosso presente.

Sugestões de leitura: 

A Idade Média - O Nascimento do Ocidente, de Hilário Franco Júnior, trata do período entre os séculos IV e XVI, tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, ou, com mais frequência, Idade Média. Todos são rótulos pejorativos, que escondem a importância daquela época na qual surgiram os traços essenciais da civilização ocidental. 

As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, é um inventário da dependência e da vassalagem de que a América Latina tem sido vítima. Neste sentido, o livro analisa a América Latina desde a colonização europeia até a Idade Contemporânea, argumentando contra a exploração econômica e a dominação política.

História do Brasil, de Bóris Fausto, narra os fatos mais importantes da história brasileira, cobrindo um período de mais de quinhentos anos, desde as raízes da colonização portuguesa até nossos dias, e analisando minuciosamente as grandes linhas de força que indicam o sentido de nossa formação.

História dos Estados Unidos - Das Origens ao Século XXI, de Leandro Karnal e outros autores, feito com olhar brasileiro, passando longe da visão maniqueísta com que o tema comumente é tratado. Obra considerada essencial para quem não é indiferente às influências que a terra do 'Tio Sam' exerce sobre todos.

A Revolução Francesa Explicada à Minha Neta, de Michel Vovelle, redigido em forma de diálogo, o livro tem o desafio de explicar os fatos que envolveram a Revolução Francesa à neta de 14 anos do autor.


8º ano - Assim como na série anterior, o 8º ano aborda temas amplos e variados sobre a História do Brasil e a História Geral.

Sugestões de leitura: Além dos já mencionados, 

O livro Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo, de Eric Hobsbawm, mostra como a Revolução Industrial encerrou de modo definitivo o lento processo de mudança do feudalismo medieval para o capitalismo moderno. A substituição das ferramentas pelas máquinas, e, por conseguinte, da força humana pela força motriz, configurou um impacto desnorteador sobre os pilares da sociedade inglesa.

Boa leitura !!


Comentários