Educação Financeira - Vendo além da embalagem

Você já parou para observar desenhos, estímulos e ler as letras miúdas de uma embalagem? Ao escolher um produto, temos que saber o que realmente estamos comprando e qual o impacto que esse consumo causa à nossa saúde e ao meio ambiente em geral.


Pesquisadores, engenheiros e designers continuamente testam e produzem materiais para atender à nova demanda da população. Empresas de publicidade e comunicação estudam e desenvolvem estratégias para atrair mais consumidores. As embalagens podem trazer informações subliminares como o formato, os desenhos as cores e as frases que são estrategicamente inseridas e que nos convencem a comprar porque queremos o benefício.

Como nós pagamos para realizar os desejos e as necessidades e o nosso dinheiro tem fim, temos que aprender a escolher. As embalagens de muitos produtos NECESSÁRIOS, são pensadas e fabricadas para se tornarem DESEJOS, e isso motiva mais pessoas a comprar produtos de determinada marca.

Por isso é importante estar de olho para avaliar se está comprando o que você valoriza e realmente quer ou se está apenas sendo contagiado pelo que muitas pessoas estão fazendo.

Ao observar e analisar embalagens, os alunos do 6º ano descobriram dados importantes que compõem o quadro de informações de cada produto que normalmente, passam despercebidos pela maioria das pessoas.

Clique na imagem para conferir  a galeria

Comentários