Música e Matemática

“Matemática: prazer em conhecer, prazer em aprender”


Como as crianças aprendem? Todas ao mesmo tempo? Todas da mesma maneira? Por que aprenderam algumas coisas melhor que outras? Como ensinar para obter um melhor aprendizado?


Os primeiros anos de aprendizagem da Matemática, ou de outras áreas do saber, são fundamentais. Faz parte das aprendizagens básicas da matemática o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. Este aspecto é específico da matemática. Mas esta capacidade liga-se a outras capacidades e atitudes, como o gosto por se dedicar a uma atividade, a persistência em levá-la até o fim, o interesse em discutir com os seus pares os processos usados e a argumentação das soluções encontradas. São aprendizagens mais amplas que estão em jogo, já não específicas da matemática, mas para as quais a matemática dá contributos muito importantes. 

O mundo do dia a dia da criança está cheio de matemática e por isso é fácil explorar com ela situações e aspectos matemáticos. Além disso, saliento que há um caráter mágico e desafiante nos números e nos raciocínios matemáticos que, se forem bem explorados, podem ajudar a desenvolver desde muito cedo as capacidades da criança

Segundo Aguinaldo Ramos e Miranda, é fundamental que se promova uma aprendizagem significativa da matemática, pois a disciplina é tida como chata e incompreensível por muitos alunos. Segundo ele, o ensino da matemática deve ser feito por meio de exemplos concretos, mostrando a utilidade prática do conceito para a vida do aluno, valorizando o trabalho de campo e o contato com a natureza.

Não é preciso dizer o quanto as atividades lúdicas ensinam de maneira prazerosa. Muitas desenvolvem o raciocínio através de uma divertida brincadeira. O cálculo mental, as atividades recreativas, os jogos, desafios, o teatro e a música devidamente contextualizados e sistematizados, proporcionam uma aprendizagem descontraída e envolvente de um conteúdo tão temido por nossas crianças: a matemática. Por meio de jogos, desafios, quebra-cabeças, música, teatro e uso de material concreto, as aulas de matemática ganham encanto e magia.

Confira as músicas desenvolvidas por Aguinaldo para o treino da tabuada de maneira lúdica e divertida!


Aguinaldo Ramos de Miranda
Mestre em Matemática. Licenciado em Matemática, Física e Desenho Geométrico. Formado também em Pedagogia, Administração e Supervisão Escolar. Especialização em Didática do 3º Grau. Professor das redes estadual e municipal de ensino, palestrante habitual de várias entidades, assessor pedagógico e consultor de escolas e sociedades de ensino. Ministra, há mais de 25 anos, cursos de capacitação para professores pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP).

Comentários