Refletindo sobre inclusão e diversidade

Propondo a reflexão dos temas "inclusão e  diversidade", as turmas do 4º e 5º anos assistiram ao filme "COLEGAS". Eles se divertiram bastante e puderam ter contato com enredo voltado ao tema de forma muito bem humorada.
A maneira como a mensagem do filme é mostrada, cativou os alunos e professores. Ele aborda o tema preconceito de forma despretensiosa, sendo protagonizado por um trio de atores portadores da Síndrome de Down. Após o filme, em discussão com os alunos, eles puderam expor suas ideias, dúvidas e perceberam a capacidade e o talento que as pessoas que tem síndrome de down podem ter. Muitos alunos, além de se divertir, se emocionaram com a história.

A partir do comentário de um dos alunos "Nossa! Um dos atores com síndrome de down dirige um automóvel!", outras discussões foram desenvolvidas e todos compreenderam e defenderam as capacidades intelectuais das personagens. Na aula subsequente ao filme, o professor Eden realizou um trabalho artístico com as turmas, em que pequenos grupos confeccionaram cartazes sobre os temas trabalhados: Inclusão e diversidade.

Segue abaixo uma sinopse do filme:
Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles pegam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.Marcelo Galvão apresenta o premiado Colegas, uma aventura fascinante. Se curtiu a ideia, siga em frente e sente só a viagem dos "carinhas".


Comentários