Por que ler traz bem-estar mental?

"Estudos recentes mostram que o tipo de simbolização (e imaginação) que as pessoas fazem quando leem um livro é muito diferente daquela gerada por um filme ou outro método audiovisual. A pessoa constrói as imagens livremente em sua imaginação de acordo com seu universo conceitual. Dessa forma, ela adapta o imaginário da leitura, às suas vivências, e pode elaborá-las de forma mais eficiente, que nas experiências com recursos que possuem imagem, como o cinema. Também a leitura permite que a pessoa releia certas partes do conteúdo diversas vezes, quando há uma motivação, o que não ocorre em outros tipos de mídia. Isso reforça a importância da leitura, e o porquê da sua não substituição total por outras formas de acesso a informação e ao conhecimento."


Na biblioteca do IEST o aluno sempre encontrará um livro agradável para ler, confiram as sugestões que a professora Carla separou para o ensino fundamental II ensino médio este mês:


Título: Nas asas do mar
Autora: Ana Maria Machado

Sinopse: Uma linda donzela se disfarça de cavaleiro para salvar sua família, crianças levam a loucura um síndico mandão, um boto fica apaixonado por uma estrela cadente... Esta narrativa é contada por Ana Maria Machado que tem o dom de contar histórias que estimulam a fantasia e, ao mesmo tempo aguçam o espírito crítico. Com seu estilo único, direto e descontraído, ela navega pelos mais variados gêneros e temas.

Título: A comédia dos anjos 
Autora: Adriana Falcão
Sinopse: Em ano de Copa do mundo no Brasil nada mais divertido do que ler uma narrativa que trabalha este assunto. 
A narrativa fala sobre Dona Maria Teresa de Jesus Rita de Cássia Santana que gosta de futebol, mas não de jogador de futebol. Muito menos de um chamado Paulo Henrique, que foi casado com sua filha. Tanto que ela foi capaz de morrer e descer de novo à Terra só para separar os dois. Sem saber que sua decisão poderia impedir que um certo menino de 17 anos , convocado como reserva, jogasse na Copa de 1958 esse tornasse o futuro rei do futebol. Claro que é brincadeira da escritora Adriana Falcão, mas uma brincadeira que vai fazer você rir para valer.


Título: A maldição da moleira. 
Autor: Índigo
Sinopse: Neste livro, acontecimentos corriqueiros na vida de todo bebê tornam-se emocionantes aventuras quando contados através da visão crítica de seu precoce narrador. Se alguma vez você se perguntou o que passa pela cabeça de um bebê, prepare-se para a resposta.




Título: Ver de novo- Histórias sobre o meio ambiente 
Autor: Alberto Caeiro-Caetano Veloso, entre outros.
Sinopse: A natureza é a seiva da vida. O respeito e a dedicação a ela são as raízes para uma relação Harmônica entre os seres humanos e sua morada. Mas será que hoje, quando a corrida desenfreada pelo ter a qualquer custo parece sem limites, estamos aptos a sentir a natureza, reverenciá-la, amá-la?
Muito antes de entrar em pauta o termo “sustentabilidade”, a preocupação com o meio ambiente já estava presente na literatura. Em épocas e lugares distintos, escritores refletiram, em prosa e verso, sobre o peso de seus passos no mundo natural à sua volta.
Com crônicas, contos, letras de canção grandes escritores traduziram em palavras a delicada relação entre o homem e a natureza.


Título: Sua Majestade, o café. 
Autora: Vera Vilhena de Toledo e Cândida Vilares Gancho
Sinopse: Um dos símbolos da identidade e da hospitalidade brasileira é, sem dúvida, o café.
Originário na África, chegou ao Brasil no século XVIII envolto em lendas e superstições.

Através da história do café o leitor pode conhecer boa parte da história econômica do Brasil.

Comentários