Andréa Ricciard, especialista em Mediação de Conflitos, ministra palestra aos pais, professores e funcionários do IEST

Psicóloga e mestre em Ciências da Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Andréa oportunizou a todos os presentes um momento de reflexão em que foi possível repensar questões importantes no âmbito da Educação, principalmente no que se refere às situações que acontecem diariamente no contexto escolar e familiar, às divergências de necessidades, interesses, sentimentos ou valores, e às relações que se estabelecem a partir dessas situações. Segundo a psicóloga, os conflitos com os quais nos deparamos o tempo todo devem ser vistos de forma positiva, como uma relação de desenvolvimento, que resultem crescimento do indivíduo. Daí a importância do enfrentamento, da não neutralidade diante de situações de conflito.

Paralelamente, a palestrante enfocou a necessidade do gerenciamento destes conflitos, quando uma terceira pessoa interfere tornando-se mediadora da situação. O assunto foi direcionado para situações que acontecem dentro da escola, em que o professor, o orientador e o coordenador tornam-se os mediadores, e também na família, onde este papel é dos pais. Nesse momento da palestra, enfatizou-se a importância da transmissão de valores: na família, que é a responsável por ensinar o que é bom e mau, certo ou errado e o sentido da vida; e na escola, que forma cidadãos fazendo valer a lei.

Abaixo, destacamos um vídeo repassado pela psicóloga, que traduz um pouco esta questão:


Ao final da palestra, a psicóloga incitou a participação do grupo, respondeu novas questões levantadas e desencadeou o debate entre os pais.

Clique na foto para acessar a galeria.


Comentários