“Tempo não é dinheiro, tempo é vida” - Professor André Bacci comenta sobre o dia do trabalho

O Dia do Trabalho ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em vários países. É significativo que este feriado tenha origem numa manifestação de trabalhadores ocorrida em Chicago, a 1886, no seio da nação que enfeixa os ideais do capitalismo predatório, ou seja, os Estados Unidos da América. A manifestação teve como objetivo reivindicar a redução da jornada de trabalho e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos. Nos dias subsequentes houve confrontos com a polícia, prisões e muitos feridos. Por fim, os trabalhadores conseguiram seu intento e foi estabelecida uma jornada de trabalho de oito horas diárias, lei que vigora até hoje.
O exemplo do proletariado estadunidense foi seguido em muitos países da Europa, cuja classe operária havia sido recentemente impactada pelas ideias revolucionárias de Karl Marx e Friedrich Engels, autores da obra O Manifesto do Partido Comunista, por meio da qual trataram de chamar a atenção dos trabalhadores europeus com relação à opressão imposta pela burguesia desde meados do século XVIII. A esta época, na Inglaterra (primeiro país a empenhar a Revolução Industrial), a atmosfera de descontentamento com a classe burguesa dona dos meios de produção era crescente. O ritmo de trabalho havia mudado e com ele a notação do tempo e a maneira de enxergar a vida como um todo. O estresse decorrente dessa circunstância histórica se faz notar a partir de muitos documentos, inclusive artísticos, em especial no campo da literatura, pelo que podemos inferir deste trecho do escritor e jornalista britânico Daniel Defoe (1660-1731), o famoso autor de Robinson Crusoé:

“Mantínhamos um velho criado, cujo nome era Wright, trabalhando todos os dias, embora fosse pago por semana, mas ele fazia rodas por ofício [...]. Certa manhã aconteceu que, tendo uma carroça quebrado na estrada [...], o velho foi chamado para consertá-la no lugar em que o veículo se encontrava; enquanto ele estava ocupado fazendo o seu trabalho, passou um camponês que o conhecia, e o saudou com o cumprimento de costume: ‘Bom dia, velho Wright, que Deus o ajude a terminar logo o seu trabalho.’ O velho levantou os olhos para ele [...] e, com uma grosseria divertida, respondeu: ‘Pouco me importa se ele ajudar ou não, trabalho por dia’.”

Daniel Defoe, The Great law of subordination considered; or the insolence and insufferable behaviour or servants in England duly enquired into (1724)

Comemoremos este Dia do Trabalho como um dia de conquista de direitos dos trabalhadores, incluindo o direito de tomar tempo para refletir sobre o fato de que, como diria o filósofo estadunidense Abraham Heschel, – e ao contrário do que reza a cartilha do capitalismo predatório – “tempo não é dinheiro; tempo é vida”!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:1%C2%BA_Maio_1980_Porto_by_Henrique_Matos.jpg

Comentários