Caça ao tesouro nas aulas de matemática!

Uma vez por semana, os alunos dos 6ºs anos participam de uma aula bastante divertida: eles jogam! O jogo, "A ilha do tesouro", que faz parte da metodologia "Mente Inovadora", consiste em fazer com que o pirata chegue ao baú do tesouro. Para isso, em cada rodada, há um número de passos que o pirata deve dar e algumas barreiras, que são usadas para deixar este desafio ainda mais emocionante, pois a cada etapa, o número de passos e as barreiras se alteram, fazendo com que o aluno reflita antes de dar o próximo passo. Nele, são usados dois métodos: o da tentativa e erro, onde o aluno simplesmente tenta chegar ao baú, sem prévio planejamento (método que nem sempre é eficaz, pois ações precipitadas podem nos levar a um beco sem saída) e o método do semáforo, onde temos que parar para analisar a situação e prestar atenção antes de tomar qualquer atitude. Ao fazer esta parada para análise, planejamos as possíveis ações, para, então, tomarmos a decisão de seguir em frente. Estes dois métodos servem não só para o momento do jogo, como podem, e devem, ser usados no cotidiano. 

"A sala ficou bastante entretida com "A ilha do tesouro" e quando eles alcançavam o objetivo, era fácil ver em seus rostinhos um ar de satisfação e alegria por saber que são capazes de vencer desafios." 
Professora Roberta
Clique na imagem para conferir a galeria:


Comentários