Você sabe qual é a diferença entre fluorescência e a fosforescência?

Luminescência é o nome do fenômeno mais genérico que engloba a fluorescência e a fosforescência. A luminescência é definida como a emissão de luz na faixa do visível (400-700 nm) do espectro eletromagnético como resultado de uma transição eletrônica. O primeiro passo de um processo fotoquímico ou fotofísico envolve a absorção de um quanta de luz (fóton) por uma molécula e, consequentemente, a produção de um estado eletronicamente excitado (vide esquema ao lado). Isto significa dizer que a molécula absorveu uma quantidade discreta de energia, suficiente para promover um elétron de um nível inferior para um nível superior de energia. A energia do fóton deve coincidir com aquela correspondente à transição eletrônica. Diz-se que a molécula foi do estado fundamental para o excitado. A molécula não pode permanecer indefinidamente no estado excitado, por este ser termodinamicamente instável em comparação ao estado fundamental, e pode dissipar a energia absorvida através dos processos descritos a seguir.

Fluorescência - emissão de um fóton de luz e retorno ao estado fundamental.

Fosforescência - o elétron excitado decai para um nível intermediário de energia a partir do qual ocorre emissão de radiação ao retornar ao estado fundamental. Neste caso também pode ocorrer uma desativação térmica.

Transição vibracional ou não radiativa - a molécula retorna ao estado fundamental emitindo energia térmica através de uma série de transições vibracionais.

Reação fotoquímica - a molécula sofre algum tipo de reação no estado eletronicamente excitado.

Empenhados com a aula prática de química, os alunos do 9º ano puderam compreender essa diferença, e ainda: como é importante ter cuidado com a higiene das mãos. Eles ficaram impressionados ao observarem os traços de caneta nas mãos vistos sob a luz UV. Confira as fotos:

Clique na imagem para acessar a galeria


Comentários