Alimentação Afetiva

Os alunos do 9º ano do EF participaram, no dia 2/06, de uma palestra sobre o tema da Alimentação Afetiva, com a técnica em nutrição, professora de ioga e chefe de cozinha Dafnis Cakau.

Na palestra, que se inseriu no contexto dos trabalhos da Oficina das Finanças, discutiram-se conceitos como o de consumo consciente e de responsabilidade ao consumir, bem como a diferença entre desejos e necessidades e, principalmente, as ideias de alimentação afetiva e de fome emocional.

Segundo a nutricionista, a fome emocional é especialmente preocupante porque, além de nos levar a perder de vista o que comemos e prejudicar nossa saúde, muitas vezes também faz com que gastemos muito mais, mesmo nos alimentando mal. Um exemplo clássico de fome emocional é quando buscamos consolo em um docinho, ou quando nos premiamos com um aperitivo.

Por outro lado, a alimentação afetiva é uma ideia que propõe uma nova forma de nos relacionarmos à comida: com responsabilidade, gratidão e carinho. Para tanto, precisamos prestar atenção em 3 principais aspectos do alimento: seu impacto de produção, seus benefícios nutricionais e o prazer que nos proporciona – assim, aliando alimentos saudáveis e gostosos, é possível comer bem e com alegria (e, muitas vezes, gastando o mesmo ou até menos que antes!).

Os três aspectos são fundamentais porque, por exemplo, muitas vezes compramos produtos sem levar em conta seu processo de produção (Quem o fez? Quanto lixo aquele produto originou? Quanto gás carbônico foi liberado em seu transporte? Quem se beneficiou com esse trabalho?). Além disso, costumamos ingerir muitos alimentos industrializados que, sabe-se, são muito menos saudáveis e nem sempre tão gostosos.

A palestrante lembrou ainda que comer, muito mais do que uma necessidade biológica, é também um ato de cidadania: afinal, quando consumimos um produto, direta e indiretamente financiamos empresas e, portanto, suas ideias. Dessa forma, responsabilizar-se sobre sua alimentação é também ser um cidadão mais presente na sociedade.

Os alunos participaram de todo o debate, agregando ideias e opiniões. Ao final, houve uma degustação de chocolate orgânico, exemplificando tudo o que foi dito e adoçando a manhã da garotada!

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