SALA DE LEITURA

Cada vez mais, professores têm valorizado as práticas de leitura em sala de aula. O trabalho com leitura parece estar em um novo patamar nas escolas nos últimos anos. Os professores compreendem a função da leitura em suas diferentes modalidades: leitura pelo professor, leitura pelo aluno, leitura compartilhada, leitura para apresentar aos outros.

A leitura feita pelo professor está se tornando uma atividade central da aula, ocorre diariamente e, com isso, os professores têm mostrado aos alunos sua importância. Os alunos aprendem a conhecer e valorizar diferentes gêneros textuais, escritores e suas obras e apreciar textos de qualidade, previamente selecionados pelo professor, que compartilha com elas.

Aqui em nossa sala de leitura os professores do 8º e 9º anos, Douglas e Lilian, fazem semanalmente a leitura com seus alunos.


O 8º ano está lendo "Eu sou Malala", de Patricia McCormick.

Sinopse: Retrato íntimo da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas como a cofundadora do Fundo de Malala.



E o 9º ano lendo "O estranho misterioso" de Mark Twain.

Sinopse: Demônio ou criança mágica? Quem é o "estranho misterioso" que entra na vida de uma aldeia pacata e isolada, transformando cada destino e abrindo a um garoto a possibilidade de desvendar a natureza do ser humano? Mais do que um simples romance de aventuras, O Estranho Misterioso é um livro da maturidade, universalista, constituindo uma perturbadora indagação sobre a natureza do ser humano.

Comentários