Um final de tarde com os festivais de MPB

Os alunos do 5º ano do ensino fundamental I realizaram um trabalho, proposto em conjunto pela professora Catharina e o professor Eden, sobre os Festivais de Música Popular Brasileira. A professora utilizou os contextos históricos em sala de aula, enquanto o professor de artes enfocou a parte artística. O resultado ficou muito bom, pois o envolvimento dos alunos na criação das personagens, cartazes e pesquisas de figurinos de época, bem como a escolha das músicas e suas dublagens, foi mútuo. Os papais e mamães puderam assistir a conclusão de tudo isso no horário da saída da escola. Foi emocionante ver os pais cantando junto com seus filhos!

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      O Festival da Música Popular Brasileira foi uma série de programas transmitidos por algumas emissoras de televisão brasileira (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) entre os anos de 1965 a 1985. Esses festivais consolidaram a música popular brasileira, além de revelar e consolidar grandes compositores e interpretes da nossa música (Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, entre outros).
        Nessa época (décadas de 1960 e 1970) o Brasil vivia sob o regime político ditatorial militar, que por meio de seu autoritarismo e repressão, mantinha o controle em vários aspectos da vida social brasileira, principalmente na área da cultura (música, teatro, cinema e literatura). Apesar de toda vigilância, repressão e perseguição dos agentes do DOPS em todas as áreas ligadas à cultura, surgiram várias formas de protestos contra o regime militar. Na música, em especial, surgiram canções de cunho social e de protestos, que chegaram a uma grande parcela da população devido principalmente à participação desses músicos e canções nos grandes festivais realizados pelas emissoras de televisão. Esses festivais eram realizados principalmente na cidade de São Paulo, sendo transmitidos a várias regiões do país, atingindo elevada audiência. Devido a grande participação do público, que torcia de forma apaixonada por suas canções e intérpretes favoritos, esses festivais – assim como os compositores e intérpretes que deles participavam – passaram a ser sistematicamente vigiados pelos agentes DOPS, como passíveis de subversão contra a moral e o sistema nacional.

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