Destaque: Varal de Poesia do 6º ano

Depois de muita leitura, interpretação e discussão a respeito do gênero poema, os alunos do 6º ano, sob orientação da professora de Língua Portuguesa, foram convidados a mergulhar no mundo da poesia e transformar em versos aspectos relevantes da existência humana, para compor um varal de poesia.

Clique na imagem para conferir a galeria:



Confiram alguns dos poemas da mostra:

AMIZADE
Júlia Caroline 6º B 

Amizade é um sentimento 
que tem todos os momentos. 
Amizade é guardar os segredos 
dividir os desejos

De fantasia brindamos 
nossa alegria 
Vou te levar comigo 
por toda minha vida.

Amizade é 
sentir o carinho 
é ouvir o chamado 
é saber o momento de ficar calado. 


A TECNOLOGIA
Davi Muniz 6º B 

Por que será que ninguém mais 
se olha no olho?

Chego até a pensar que tem problema 
na movimentação do pescoço. 

Mas a culpa é do celular 
que faz penetrar em si o 
nosso olhar. 

Também tem o tablet e o computador 
que são quase a mesma tecnologia, 
eles parecem ajudar, 
mas o que sabem mesmo é atrapalhar. 

Esses itens são bons para pesquisar, 
mas nunca podemos exagerar. 



A ÁGUA
Cristhy Inoue 6º B 

Antes era inundação, 
chovia para encher um ribeirão 

Antes tinha muita água, 
agora nem um pingo d’água 

Agora é só poluição, 
e não inundação 

Agora a água é suja, 
mas não podemos desperdiçar 

Vamos começar 
a nos conscientizar 

Agora a palavra chave, 
é economizar. 



RIMAR É COMPLICADO
Laura Tosadori - 6ºA 

É difícil rimar 
Eu não tenho muita coisa para imaginar

Embora consiga rimar cantar com pular 
E gritar com lavar 

Mas todo mundo sabe 
Que rimar não é comigo 
Pois isso é impossível 

Não tenho criatividade nem imaginação 
Olha só que confusão 

Não sei se sou boa ou ruim 
Mas comigo é assim 



QUANDO VOU RIMAR 
Juliana dos Santos Silva - 6ºA 

Sempre quando vou rimar 
Lembro da primeira vez que fui ao mar 

Sempre quando vou rimar 
Penso que o amor está no ar 

Sempre quando vou rimar 
Preciso me acalmar 

Sempre quando vou rimar 
Preciso me alegrar 

Sempre quando vou rimar 
Lembro de Madagascar 

Sempre quando vou rimar 
Preciso desabafar 

Caso contrário, meus pensamentos 
Correm por entre as linhas sem parar 



MEU PEQUENO POEMA 
Beatriz Segur - 6ºA 

Meu poema vai ser curtinho 
Vai ser bem rapidinho 
Não se preocupe se vai demorar 
Vai terminar já, já 

O meu pequeno poema 
Não tem tema 
Ele fala dele mesmo 
E não tem nenhum problema 

Cada pessoa é única 
Eu sou eu e você é você 
Mas este poeminha 
Todos vão poder ler 

Pena que está acabando 
E você achou que estava só começando 
Mas como eu disse, é curtinho 
E acabou rapidinho

Comentários