Habilidades Avançadas do Pensamento - Jogo Ilha do Tesouro

O projeto Mind Lab traz aos alunos jogos baseados na estratégia e no raciocínio lógico, tendo como objetivo desenvolver habilidades para situações do cotidiano destes alunos, como por exemplo: resolver problemas, cooperar, colaborar, etc.


Os métodos metacognitivos são recursos norteadores e organizadores do pensamento e das ações, que podem ser utilizados nas mais diferentes situações da vida. Eles contribuem para o desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e construídas por meio do raciocínio lógico, o que implica em planejamento e tomada de decisão com mais qualidade. Os métodos metacognitivos trabalhados com o jogo Ilha do Tesouro para a turma do 6º ano foram:

Método do Semáforo: “Assim como o semáforo orienta o trânsito, o Método do Semáforo nos ajuda a organizar os pensamentos e agir de forma consciente e com responsabilidade.”.

Método da Tentativa e Erro: “As grandes descobertas da Humanidade foram construídas por aqueles que tiveram iniciativa e ousadia de correr riscos. O Método da Tentativa e Erro incentiva nossa disponibilidade interna de arriscar-se e de considerar o erro como possibilidade de aprendizagem.”.

Clique na imagem para conferir a galeria


Comentários