Integrada no mês da Atenção

 Novembro: O mês da Atenção no Projeto Valores do IEST

Para iniciar a Integrada do mês de novembro, os alunos Marina (1º ano) e João Victor (4º ano) foram premiados com medalhas da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), pelo bom desempenho na competição e todos os demais alunos que participaram da prova receberam os Certificados.

Após a premiação, por meio da adaptação da história “A ilha dos sentimentos”, a turminha do 1º ano resgatou a “atenção aos valores já trabalhados no decorrer de 2013”: Otimismo, Alegria, Solidariedade, Gratidão, Respeito, Compreensão, Amizade, Verdade, Bondade e Paciência, pois educando em valores, em todas as fases da vida do aluno, eles terão a oportunidade de ainda pequenos, atentar-se à importância de conhecer, conviver, entender e respeitar ao próximo.  Buscando assim, viver melhor o seguinte tema que será trabalhado: O Amor.

A ilha dos sentimentos


Era uma vez uma ilha, onde moravam todos os sentimentos e valores : a Alegria, a Tristeza, a Sabedoria a Verdade, a Paciência e todos os outros sentimentos inclusive o Amor. 
Mas, um dia, foi avisado aos moradores que aquela ilha iria afundar. 
Todos os sentimentos apressaram-se para sair da ilha. 
A Atenção começou a gritar para todos que se apressassem, pois, logo ia tudo afundar. 
E logo todos começaram a pegar seus barcos para partir. 
Mas o amor ficou, pois queria ficar mais um pouco com a ilha, antes que ela afundasse. 
O barco da Solidariedade foi o primeiro a partir, como era o maior levou muitos: a Gratidão, a Verdade, a Paciência, o Otimismo, a Bondade. 
A Amizade pegou o seu barco, mas como era um barco pequeno pode ajudar apenas um e o Respeito logo pediu carona. 
Quando, por fim, estava quase se afogando, o Amor começou a pedir ajuda. 
Nesse momento estava passando a Riqueza, em um lindo barco. O Amor disse: 
- Riqueza, leve-me com você. 
- Não posso. Há muito ouro e prata no meu barco. Não há lugar para você. 
Ele pediu ajuda a Vaidade, que também vinha passando. 
- Vaidade, por favor, me ajude. 
- Não posso te ajudar, Amor, você esta todo molhado e poderia estragar meu barco novo. 
Então, o amor pediu ajuda a Tristeza. 
- Tristeza, leve-me com você. 
- Ah! Amor, estou tão triste, que prefiro ir sozinha. 
Também passou a Alegria, mas ela estava tão alegre que nem ouviu o amor chamá-la. 
Já desesperado, o Amor começou a chorar. Foi quando ouviu uma voz chamar: 
- Vem Amor, eu levo você! 
Era um velhinho. O Amor ficou tão feliz que esqueceu-se de perguntar o nome do velhinho. Chegando do outro lado da praia, ele perguntou a Sabedoria. 
- Sabedoria, quem era aquele velhinho que me trouxe aqui? 
A Sabedoria respondeu: 
- Era o TEMPO. 
- O Tempo? Mas porque só o Tempo me trouxe? 
- Porque só o Tempo é capaz de entender o "AMOR".
(Texto adaptado pela professora Fabiana)

Clique na foto abaixo para conferir a galeria:



Comentários