Que horas são?

Em Matemática, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I estão aprendendo sobre Grandezas e Medidas. São exemplos de grandezas: o comprimento, tempo decorrido, massa e capacidade. 

Para que todos os alunos pudessem visualizar um pouco mais sobre o tempo decorrido, eles confeccionaram um relógio na tampa da caixa de pizza.
Primeiro escolheram uma cor de tinta, pintaram e depois com uma canetinha, marcaram as horas, os minutos e segundos. O relógio em tamanho grande ganhou até ponteiros que se movimentam!
Por fim, a Professora Flávia, de aluno por aluno, foi perguntando algumas horas e as crianças foram marcando em seus relógios.

Agora, nada de ficar parado e perder a hora! Todos já estão preparados para reconhecer as horas em qualquer relógio.

Clique na foto abaixo para conferir a galeria:


Curiosidades:
  • Entre os primeiros relógios que se tem conhecimento são os relógios de sol. Relógios simples de água ou areia são conhecidos por ter existido na Babilônia e no Egito em torno do século 16 a.C..
  • O relógio de parede é um mecanismo afixado na parede geralmente dotado de ponteiros (para a medição de horas, minutos e segundos) e marcações numéricas (usualmente em algarismos arábicos ou romanos, alguns não possuem nenhuma espécie de números) num ciclo repetitivo de 1 a 12 para a contagem das horas de um dia em dois turnos (meio-dia e meia-noite).
  • Com o avanço da era digital, tornou-se comum a substituição de relógios de parede com ponteiros por relógios mais versáteis, havendo uma maior facilidade na visualização das horas.

Comentários