A Educação do Futuro

Estamos em 2015 e, olhando a nossa volta, é fácil perceber as muitas mudanças pelas quais o mundo passou nos últimos anos – especialmente na última década. Internet, smartphones, ebooks, comunicação instantânea, textos hipermidiáticos, crowdfunding... tudo parece apontar para um futuro cada vez mais conectado, colaborativo e democrático.

As Instituições de Ensino, contudo, parecem resistentes às mudanças e, essencialmente, funcionam exatamente como há décadas atrás. Mas há aqueles que procuram maneiras de inovar também a Educação.

É o caso do professor de física Eric Mazur, de Harvard, que desde a década de 90 vem buscando alternativas para a Educação em nível superior. O resultado dessa busca é o método intitulado Peer Instruction (Educação entre Pares), que inverte a lógica da sala de aula: estuda-se em casa, discute-se em sala de aula.

Em 1991, o professor de física de Harvard Eric Mazur, insatisfeito com o aprendizado de seus alunos, resolveu mudar a forma como ensinava e aboliu a transmissão de conteúdos na sala de aula. Seus estudantes deixaram de receber lições expositivas e passaram a ler as matérias em casa, enquanto nas aulas respondiam perguntas por computador sobre as lições e discutiam seus conhecimentos com os colegas. Como resultado, começaram a aprender muito mais.

A experiência se tornou um método, batizado de peer instruction (aprendizado entre pares), que vem sendo adotado em universidades do mundo todo, em aulas de todas as disciplinas. “O que a formação por pares faz é colocar a parte fácil da educação – a transmissão da informação – para fora da aula, e a parte difícil – dar sentido à informação – para dentro”, explica o inventor do método, que além de ter um livro sobre a abordagem (Instruction: A User’s Manual, sem tradução em português), trabalha desde a década de 90 para disseminar suas ideias.


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