Violência nas cidades brasileiras é absurda se comparada à de alguns países europeus

Os alunos do 9º ano estão aprendendo sobre o continente europeu nas aulas de geografia. Eles estão estudando tanto os aspectos naturais, como os aspectos humanos de lá.
Uma das coisas que tem causado grande interesse neles é a qualidade de vida dos europeus e como seus índices de desenvolvimento humano (IDH) destoam da realidade de muitas de nossas cidades. Se considerarmos alguns aspectos mais específicos, como a violência, as diferenças existentes entre as cidades europeias e as brasileiras são absurdas.
O Brasil é um dos países mais violentos do mundo, a Europa, o continente mais tranquilo. Tanto que algumas cidades brasileiras têm o mesmo número de homicídios que países europeus. Osasco teve, em 2002, 506 mortes, pouco acima de todos os 494 homicídios da Espanha naquele ano. Do mesmo modo, Curitiba teve tantos assassinatos quanto toda a Alemanha; Salvador, quanto a Inglaterra; e no Recife houve tantas mortes quanto em toda a França.

O mapa abaixo faz uma analogia entre a violência de algumas cidades brasileiras, comparando-as a países da Europa.


FONTES: Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros da Organização dos Estados Ibero-Americanos (dados de 2002, 2003 e 2004) e Organização das Nações Unidas – Pesquisa sobre formas de crimes e operações do sistema judicial criminal na Europa.

Comentários