Batalha Naval no Círculo Trigonométrico

Professor de Matemática do 9º Ano recomenda jogo para trabalhar trigonometria com os alunos

Os jogos consistem em uma ferramenta muito útil no ensino da Matemática, pois através da diversão os conteúdos são fixados de forma clara e objetiva. Assim, o aluno aprende Matemática brincando, despertando o gosto pela disciplina. Esse jogo especificadamente trabalha conceitos ligados às coordenadas e à localização de ângulos no círculo trigonométrico. Suas regras são simples e deve ser jogado por duas pessoas em um tabuleiro com o seguinte formato:



Regras 

• Cada jogador deve ter seu tabuleiro e, sem que o adversário veja, cada um irá posicionar sua esquadra composta dos seguintes elementos: 

a) Um porta aviões (5 marcas X em posições sucessivas numa reta ou num círculo)

b) Dois submarinos (3 marcas S em posições sucessivas numa reta ou num círculo)

c) Dois destroyers (2 marcas ∆ em posições sucessivas numa reta ou num círculo)

d) Cinco fragatas (1 marca F)

• Fica a critério dos jogadores quem começa o jogo. 
• De forma alternada, cada jogador tem o direito a “disparar um tiro” dizendo uma posição do tabuleiro na seguinte ordem: primeiro o raio da circunferência e depois o ângulo. Exemplo: (1, 30º), (3, 330º) e etc. 
• Se o tiro dado atingir um dos navios do adversário, este diz “acertou” e especifica o modelo do navio. O jogador que acertou registra, no seu tabuleiro, o navio do adversário e tem direito a novos tiros até errar. 
• Caso não atinja nenhum navio, o adversário diz “água” e é sua vez de dar o tiro.
• O jogo deve prosseguir de forma que uma das frotas seja toda destruída. 
• Vence quem afundar todos os navios do adversário. 

Observe exemplo do tabuleiro preenchido:


Comentários